domingo, 8 de agosto de 2010

Lolitas: bonecas made in Japão!




Talvez você já tenha ouvido esse termo algumas vezes, mas você sabe realmente do que se trata o termo lolita? Não estou falando do famoso livro "Lolita", do escritor Vladimir Nabokov, este que em nada tem a ver com o termo de mesmo nome a ser discutido aqui. Me refiro ao estilo lolita, um estilo de moda alternativa de rua muito comum no Japão, acredita-se que o estilo se baseia na forma de se vestir da era do Rococó e da era Vitoriana mas é conhecido mesmo por se assemelhar a um figurino comum à bonecas, já que se utiliza de uma grande variedade de adereços e enfeites fofos. O estilo tem por base um vestido rodado, meia 3/4, sapato boneca e sempre um acessório de cabelo bem diferente e marcante (que seria uma espécie de "diferencial" do estilo), estes variam de acordo com os vários subestilos existentes dentro deste estilo que sofre várias variações, o que é bem interessante para quem deseja possuir um estilo versátil que possa ser combinado de inúmeras formas diferentes, de acordo com o seu humor ou criatividade. Esses subestilos podem ser muito úteis mesmo para quem já tem um estilo bem definido, utilizando, neste caso, apenas elementos do estilo lolita clássico combinados com outros, de estilos diversos.

Na foto, à esquerda, estilo gothic lolita, à direita, estilo sweet lolita.
  •   Combina com: Este tipo de estilo combina melhor com garotas que possuem um jeitinho de menina, estas, ao contrário do possam estar imaginando, podem usar e abusar do estilo e usar este como um artifício à seu favor. ;)
  •   Famosas que aderiram ao estilo: Uma que se inspira muito no estilo é a cantora e atriz mexicana Belinda e a cantora e compositora estoniana Kerli.
  •   Elementos icónicos: Laços, babados, rendas, anágua, entre outros...

A cantora na capa de seu novo álbum "carpe diem".
Seu novo álbum inclui uma faixa intitulada "lolita".
punk lolita, junção do estilo lolita com elementos do estilo punk, originalmente britânico.

O que você achou desse estilo? combina com você?? Comente! Se a resposta for afirmativa então pode se jogar no estilo, se não, é só continuar lendo e aguardar os próximos posts...Ok?! ^ ^

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Preto e branco X colorido




Você deve estar se perguntando porque um blog sobre estilo escolheria um tema como esse, logo em seu primeiro post? Bom, escolhi esse tema porque não tem como falar em estilo atualmente sem citar o que tem acontecido no cenário musical, este que nos dias de hoje tem sofrido uma total perda de originalidade. A começar pela febre do chamado "Happy Rock" ( traduzindo: "Rock Feliz"), eu vivo me perguntando: O que aconteceu com o Rock? Por que se antes o Rock era reconhecido pela sua rebeldia e agressividade, o Rock que vem sendo difundido pela nova geração pode ser comparado, em rebeldia, aos "teletubies"(sério!), afinal, se ser colorido hoje é ter atitude Rock'n roll, logo, os teletubies deveriam virar simbolo de rebeldia.
Mas, se bem me lembro, não faz muito tempo em que a moda era ser "emocore"(que deriva de emotion=emoção), ou seja, ser emotivo, daqueles que alimentam as tristezas da vida, ouvindo músicas de mesma natureza. De uma hora pra outra, a moda que antes era ser triste e apático, passou por uma metamorfose instatânea, e diz: Aproveite agora você já pode ser feliz! E cria-se um verdadeiro exército de crianças e jovens coloridos que se consideram cheios de atitude por isso. Ao analizar essa súbita transformação, depara-se com um fato ainda mais lastimável, pois além disso, cria-se também um geração bipolar, que tem suas emoções subodinadas às tendências de mercado...Então, nesse momento devemos nos lembrar das célebres palavras de Yves Saint Laurent: "A moda passa, mas o estilo fica"! E acredite você não vai querer se imaginar com 30 anos usando uma calça verde limão ou laranja florescente.