quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Preto e branco X colorido




Você deve estar se perguntando porque um blog sobre estilo escolheria um tema como esse, logo em seu primeiro post? Bom, escolhi esse tema porque não tem como falar em estilo atualmente sem citar o que tem acontecido no cenário musical, este que nos dias de hoje tem sofrido uma total perda de originalidade. A começar pela febre do chamado "Happy Rock" ( traduzindo: "Rock Feliz"), eu vivo me perguntando: O que aconteceu com o Rock? Por que se antes o Rock era reconhecido pela sua rebeldia e agressividade, o Rock que vem sendo difundido pela nova geração pode ser comparado, em rebeldia, aos "teletubies"(sério!), afinal, se ser colorido hoje é ter atitude Rock'n roll, logo, os teletubies deveriam virar simbolo de rebeldia.
Mas, se bem me lembro, não faz muito tempo em que a moda era ser "emocore"(que deriva de emotion=emoção), ou seja, ser emotivo, daqueles que alimentam as tristezas da vida, ouvindo músicas de mesma natureza. De uma hora pra outra, a moda que antes era ser triste e apático, passou por uma metamorfose instatânea, e diz: Aproveite agora você já pode ser feliz! E cria-se um verdadeiro exército de crianças e jovens coloridos que se consideram cheios de atitude por isso. Ao analizar essa súbita transformação, depara-se com um fato ainda mais lastimável, pois além disso, cria-se também um geração bipolar, que tem suas emoções subodinadas às tendências de mercado...Então, nesse momento devemos nos lembrar das célebres palavras de Yves Saint Laurent: "A moda passa, mas o estilo fica"! E acredite você não vai querer se imaginar com 30 anos usando uma calça verde limão ou laranja florescente.

5 comentários:

  1. Vanessa,Tudo bem?!
    Realmente,não dá mesmo para aceitar estas tendências da nova geração...Há quem diga que isso ajuda na questão da tolerância, acaba com o preconceito e tudo o mais, porém perdemos não só no quesito estilo, mas no musical, com músicas de péssima qualidade, com cantores sem nenhum talento.
    Infelizmente, isso ainda tende a piorar!
    Beijos!

    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Atitude. Transgressão. Liberdade. Sexualidade. Sentimentos, mesmo que sejam depressivos ou alegres. Isso, na minha concepção, são os conceitos existentes no rock'n roll. E o que essa galera colorida tem feito, é mostrar toda a sua atitude e liberdade de expressão. Milhares de pessoas criticam. Apontam. Mas e daí? Eles vestem o que querem e fazem o que querem. Acho válido todo esse estilo. Eles vão contra as normas clássicas da sociedade, com relação a moda.(não posso me aprofundar mais sobre a tematica de seu trabalho, pois sou um completo leigo, uma vez que, não sou apreciador desse tipo de Rock). Homens que usam calças coloridas, que em sua maioria, são do modelo skinny, listras, bolinhas, estampas de animais. Não acha transgressor? Não acha libertador? dezenas, centenas, quem sabe milhares, de garotos (me refiro a eles pois são os que mais vivem sob a repressão ditatorial do machismo) fugindo a regra. Transformando, ou pelo menos tentando, aquilo que é tabu em algo banal. Pode ser que de certo, ou não. Se for pra frente, ótimo, para os seguidores e para a sociedade em geral. Essa descombinação que eles propoem agora, não vejo como uma agressão à moda, mas sim como uma proposta, assim como Madonna no seu primeiro video clipe "Lucky Star", de que tudo é permitido ou tem que ser permitido. Não é uma apologia e nem uma critica sobre o que escreveu, apenas uma maneira diferente de se pensar. Tédio. Sim, seria um tédio se todos vestissem o tailleur clássico de Coco Chanel, usassem scarpins de Christian Louboutin, tudo em tons neutros e/ou sóbrios, e que todos os penteados fossem feitos por Marco Antonio de Biaggi? Além do mais, o que é moda? Conforto. Expressão. E existem certas dicas para vestir aquilo que se adeque a sua silhueta. Não é preciso vestir Dior, Armani, Vivienne Westwood, Tufi Duek e por ai vai. Acho que dei uma flutuada, talvez, não sei. Mas isso não importa. E, desculpe-me se parecer prepotente, grosso ou qualquer outro adjetivo duvidoso, a frase "A moda passa, mas o estilo permanece" não é de Yves Saint Laurent. Gabrielle Coco Chanel é a autora desta frase. ficaadica!
    continue postando. sempre.
    Beijos, gata.

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiramente o meu objetivo, em nenhum momento, foi agredir as pessoas que ouvem e curtem esse tipo de música, até pq acho que cada um deve ser livre pra ouvir o que quiser e o que lhe fizer bem, além disso, gosto é algo que não se discute, tão pouco quero dar uma de Felipe Neto aqui. Meu único objetivo é fazer essas pessoas refletirem sobre o quanto essas tendências são mutáveis e que na maioria das vezes as pessoas são influenciadas por elas sem se dar conta disso. Por exemplo, se você perguntar para um dos precursores desse estilo ele provávelmente vai lhe dar um bom motivo para se vestir daquela forma, mas se perguntar a um desses seguidores fanáticos por algum rockstar desses do momento, certamente ele só terá um motivo nada convincente, ele vai lhe dizer que só usa essas roupas porque o artista que ele idolatra usa, ou porque combina com determinado estilo musical, mas dificilmente ele lhe dirá que usa porque se sente à vontade assim ou porque combina com ELE! É disso que trata-se a minha discussão...E em segundo lugar, mas não menos importante, a frase da qual você se refere é "A moda sai de moda, o estilo jamais", essa é realmente de Coco Chanel, diferentemente da que me referi anteriormente.
    http://www.frazz.com.br/frase.html/Yves_Saint_Laurent-Modas_se_esvaem_estilo_e_eter-49285

    ResponderExcluir
  4. Certo, no fim das contas tanto um, quanto o outro, querem dizer exatamente a mesma coisa, e ponto final! Não há o que argumentar...

    ResponderExcluir