sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DEJA VU...

 

A expressão "Deja vu", como muitos devem saber, vem do francês e se refere à algo "já visto", é o que tem vindo frequentemente à minha cabeça sempre que me ponho a observar o que vem acontecendo no mundo ao meu redor. Isso se faz evidente na mídia por exemplo, onde surgem "novas celebridades" o tempo todo, sendo que essas cebridades, na verdade, não passam de uma recriação de algo que deu certo no passado e passa a ser veiculado novamente pela mídia como uma coisa nova, mas que não passa de uma versão recente de um modelo pra lá de conhecido.
Isso acontece muito no meio artístico, não só com a nova geração de "artistas" que precisam de um meio convincente para conquistar seu público alvo, ou seja, a nova geração de fãs, mas também existem aqueles artistas que marcaram época e depois cairam no esquecimento e acabam tendo que se reinventar para voltar a ter notoriedade nesse meio tão competitivo, para isso acabam tendo que se adequar e se sujeitar ao modelo vigente. Existem uma infinidade de outras explicações para esse fato, mas o que é realmente importante notar é uma falta de criatividade e estilo generalizada que vem ocorrendo atualmente...
Até hoje temos como referência de estilo e atitude ícones das décadas de 60, 70, 80 e 90, mais e daí em diante? Como iremos nos lembrar daqui a algum tempo do estilo dos anos 2000 ou 2010?! Talvez essa seja uma boa questão a se pensar...

Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Tem toda razão. Muitos artistas hoje em dia não possuem um estilo próprio. Na década de 90, foi uma onda de criatividade e liberdade de expressão, fazendo com que muitas ideias fossem exploradas até a última migalha. Hoje em dia, o que vemos? Misturinhas, misturebas, misturoes e claro como o Zé Graça diria: "Imitações Enfadonhas". Mas ainda há esperança. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Uma artista que dor destaque por ter um estilo bem fofinho, ao mesmo tempo triste (atualmente mais feliz), é a Kerli. Outra artista que merece o meu respeito é a Lady Gaga, pois, ela é extremamente criativa e inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas, do se trata a tragétória do univeros se não de um enorme circulo vicioso?
    A tendência é sempre olhar pra trás pra tentar fazer o melhor depois.
    A Regina Guerreiro costuma dizer que tudo que tinha pra se criar na moda, já foi inventado.
    Quanto a Miley e a Britt, é normal que se pareçam.Ambas são frutos da Disney e ambas deram uma volta redical na imagem de baby quando alcaçaram a maior idade.

    Beijos!
    http://songclothes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Devo discordar de Regina Guerreiro, para mim, moda é criação, quando a criatividade for extinta do universo, aí então será o fim da moda!

    ResponderExcluir